Introdução

Olá, somos alunas da turma 9ºA da Escola Secundária D. Manuel Laranjeira e estamos a participar no concurso do Plano Nacional de Leitura intitulado "Camões, um Poeta Genial". É deste mesmo homem que iremos falar neste pequeno blogue. Trata-se de um poeta que pouco se sabe sobre as suas origens mas marcante na história da Literatura Portuguesa. O imortal cantor das glórias de que Portugal se orgulha, Luís Vaz de Camões, é o autor da obra emblemática, a epopeia nacionalista "Os Lusíadas". Viveu miseravelmente, tendo uma vida turbulenta cheia de acontecimentos que para sempre marcaram a sua personalidade e forma de escrever. A língua que nós hoje falamos e escrevemos é a língua de Camões, a que está nos sonetos, nas redondílhas, em "Os Lusíadas" e nas canções. Ele trouxe outra música às vogais e outra harmonia às rudes consoantes. Este era capaz de dizer o indizível nos seus poemas, conquistando assim o coração de quem os lia. As suas obras ainda hoje são lidas por milhares de pessoas e continuam a marcar a História da Literatura Portuguesa.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Retrato físico e psicológico de Luís Vaz de Camões

Não há nenhum retrato pintado a partir do original. O do pintor Fernão Gomes foi feito depois da morte do poeta, consoante as indicações que as pessoas que conheceram Camões deram.
  O biógrafo Faria de Sousa dizia que Camões era «barbi-ruivo» (barba ruiva). Severim de Faria publicou em 1624 «Vida de Camões » e segundo  o testemunho das pessoas que ainda conheceram Camões era de «meã estatura» ( média estatura), de cara redonda, nariz comprido e grosso na ponta, rosto desfigurado pelo olho cego, cabelo muito loiro, quase a chegar ao «açafrador» ( cor de açafrão). A sua aparência não era muito graciosa, no entanto , quando falava com as pessoas,  era alegre e comunicativo ( «na conversação muito fácil, alegre e dizidor»). Contudo , viveu melancolicamente para o resto da sua vida.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário